sábado, 12 de abril de 2025
sábado, 12 de abril de 2025
Cabo Frio
26°C
Magnauto
Magnauto site
PRAIA DO SIQUEIRA

Água esbranquiçada na Lagoa de Araruama segue sem laudo

Prefeitura de Cabo Frio disse que aguarda para hoje o resultado de uma análise feita pelo Inea

11 abril 2025 - 13h35Por Redação
Água esbranquiçada na Lagoa de Araruama segue sem laudo

Pouco mais de uma semana após a água da Lagoa de Araruama, na altura da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, apresentar uma coloração esbranquiçada, nenhuma das análises técnicas realizadas na região teve resultado divulgado. A situação foi denunciada no dia 1 de abril pelo movimento “A Lagoa é Nossa” e, no mesmo dia, uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente esteve no ponto afetado. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a concessionária Prolagos foram acionados e, segundo a Prefeitura, coletaram amostras para análise laboratorial.

Até o momento, no entanto, o motivo da alteração na cor da água segue sem esclarecimento. Procurado pela Folha, o Inea não respondeu aos questionamentos. Já a Prolagos afirmou que continua acompanhando o caso em conjunto com o município, mas não informou se concluiu a análise da água. A Prefeitura, por sua vez, disse aguardar o resultado do laudo do Inea até esta sexta-feira (11).

Em post nas redes sociais, o movimento A Lagoa é Nossa chegou a denunciar que o problema da água de aparência leitosa estaria sendo causado pela Prolagos. Segundo eles, a concessionária estaria despejando produtos químicos na orla da Praia do Siqueira através da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia do Siqueira. Em um dos vídeos, um drone sobrevoa a estrutura e mostra que o líquido dentro dos tanques também apresenta uma aparência esbranquiçada, semelhante à da lagoa. Na legenda do post, o movimento questiona: “Contra os fatos, quais os argumentos?”. A concessionária, no entanto, disse à Folha que não houve mudanças no processo de tratamento, e reforçou que “o sistema de esgotamento sanitário permanece operando normalmente”.