A campanha para Búzios sediar as provas de vela durante os Jogos Olímpicos de 2016 vai parar em alto mar. Prova disso é que o #VelaEmBúzios2016 terá uma barqueata no próximo sábado para chamar atenção do comitê organizador das Olimpíadas para a o charmoso balneário. O evento reunirá cem embarcações, que sairão às 8h da Praia da Armação e seguem até o Búzios Vela Clube, na Praia de Manguinhos. O movimento liderado pelo setor hoteleiro do município surgiu depois do Governo do Estado do Rio de Janeiro admitir que não cumpriria a meta de despoluição de 80% da Baía de Guanabara até o início da competição.
A barqueata é a primeira de muitas iniciativas do setor privado para que Búzios seja uma sede olímpica. Na semana passada, o setor hoteleiro tomou à frente da campanha com uma coletiva de imprensa. Foi enviada uma carta ao Governo do Rio de Janeiro, à prefeitura da cidade, às secretárias de Esporte e Meio Ambiente (tanto Municipal quanto Estadual), ao Governo Federal, ao Comitê Olímpico Internacional (COI), ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e às federações de vela nacional (CBVela) e internacional para manifestar o interesse do município em sediar os jogos.
Tradição no esporte – Mas não é à toa que Búzios pode se transformar no palco para as competições de vela. Afinal de contas, atletas do mundo inteiro escolhem as águas do balneário para treinamentos. Um bom exemplo disso é o brasileiro Bimba, medalhista de ouro na vela no Pan de Toronto, que mora e treina na cidade. Patrícia Freitas é outra velejadora que subiu ao pódio no Pan que se prepara diariamente no município. A dupla também costuma dividir as raias buzianas com atletas estrangeiros como a espanhola e campeã olímpica Marina Alabau e o compatriota Ivan Pastor.