domingo, 22 de dezembro de 2024
domingo, 22 de dezembro de 2024
Cabo Frio
24°C
Parklagos1
Park Lagos mobile
Barqueata

Búzios nas Olimpíadas: Barqueata está marcada para sábado

Objetivo é mostrar o preparo da cidade para ser sede olímpica

06 agosto 2015 - 10h12

A campanha para Búzios se­diar as provas de vela durante os Jogos Olímpicos de 2016 vai parar em alto mar. Prova disso é que o #VelaEmBúzios2016 terá uma barqueata no próximo sábado para chamar atenção do comitê organizador das Olimpí­adas para a o charmoso balneá­rio. O evento reunirá cem em­barcações, que sairão às 8h da Praia da Armação e seguem até o Búzios Vela Clube, na Praia de Manguinhos. O movimento liderado pelo setor hoteleiro do município surgiu depois do Go­verno do Estado do Rio de Ja­neiro admitir que não cumpriria a meta de despoluição de 80% da Baía de Guanabara até o iní­cio da competição.

A barqueata é a primeira de muitas iniciativas do setor pri­vado para que Búzios seja uma sede olímpica. Na semana pas­sada, o setor hoteleiro tomou à frente da campanha com uma coletiva de imprensa. Foi en­viada uma carta ao Governo do Rio de Janeiro, à prefeitura da cidade, às secretárias de Esporte e Meio Ambiente (tanto Munici­pal quanto Estadual), ao Gover­no Federal, ao Comitê Olímpico Internacional (COI), ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e às federações de vela nacional (CBVela) e internacional para manifestar o interesse do muni­cípio em sediar os jogos.

Tradição no esporte – Mas não é à toa que Búzios pode se transformar no palco para as competições de vela. Afinal de contas, atletas do mundo intei­ro escolhem as águas do bal­neário para treinamentos. Um bom exemplo disso é o brasilei­ro Bimba, medalhista de ouro na vela no Pan de Toronto, que mora e treina na cidade. Patrícia Freitas é outra velejadora que su­biu ao pódio no Pan que se pre­para diariamente no município. A dupla também costuma divi­dir as raias buzianas com atletas estrangeiros como a espanhola e campeã olímpica Marina Alabau e o compatriota Ivan Pastor.