domingo, 08 de setembro de 2024
domingo, 08 de setembro de 2024
Cabo Frio
24°C
Esportes

Aluna de Arraial do Cabo conquista pódio no JERJ 2024

Thais Luna fica com o 1º lugar regional e 2º estadual na corrida de 2000m e com o 2º lugar regional nos 800m

15 julho 2024 - 12h13Por Redação

A atleta cabista Thaís Luna Medeiros Miguel, de 11 anos, se destacou nas pistas de atletismo durante as provas dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), realizadas neste sábado (13/07) na cidade do Rio de Janeiro. A aluna do 6º ano do Colégio Municipal Francisco Porto de Aguiar conquistou o 1º lugar regional (Lagos e Serrana) e o 2º lugar estadual na disputa da corrida de 2000 metros. Além dessas conquistas,  Thaís ficou com a 2ª colocação na etapa regional na disputa dos 800 metros.

"O dia de hoje foi uma experiência enriquecedora. Aconselho a todos a prática do esporte que para mim está sendo muito boa", afirma a aluna-atleta.

O JERJ é realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (Feerj). Foram 12 competições simultâneas acontecendo em seis cidades diferentes no último final de semana, desde Angra dos Reis, no Sul fluminense, até Campos dos Goytacazes, no Norte do estado.

Os alunos-atletas que participaram das disputas competiram em alguns dos equipamentos esportivos que receberam os Jogos Olímpicos de 2016. As provas de Judô também foram realizadas na Arena 1 Carioca, no Parque Olímpico da Barra, enquanto que as provas de Taekwondo e Atletismo contaram com apoio do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no bairro da Penha, Zona Norte do Rio. A unidade da Marinha, por exemplo, foi base de treinamento para o ex-velocista jamaicano multicampeão olímpico e mundial, Usain Bolt, durante as Olimpíadas do Rio. A capital fluminense também sediou as provas de Tênis de Mesa.

Outras cidades do estado também sediaram competições neste final de semana. Na Região dos Lagos, o Handebol ganhou destaque, enquanto Niterói abrigou as competições de Ginástica Rítmica, Natação e Karatê. Já em Maricá, ocorreram as provas de Tiro com Arco e Campos do Goytacazes abrigou partidas de Voleibol e Basquete, enquanto São João do Meriti foi palco de jogos de Xadrez. 

Além de troféus e medalhas, os vencedores ganharam a oportunidade de representar o Rio de Janeiro em competições organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), como os Jogos Escolares Brasileiros, e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em diversas partes do país. A grande final dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro está marcada para o dia 30 de junho, na capital fluminense, com partidas abertas ao público e entrada franca. Ao todo, participam das atividades, 71 municípios do Rio de Janeiro, cerca de 650 escolas públicas e privadas inscritas, e mais de 5 mil estudantes nas equipes.

Sobre os Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ):

Com o objetivo de fomentar a prática esportiva para crianças e adolescentes, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer criou o programa que oferece, de forma gratuita, todos os subsídios para os estudantes das redes pública e privada terem acesso às práticas esportivas, que são fortes potencializadores da transformação social. Em uma política pública estruturante, o programa inclui a oferta de: equipe técnica, locais de competição, uniformes, troféus e medalhas. 

Além disso, os classificados terão a oportunidade de representar o Rio de Janeiro em competições organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em diversas partes do país. A iniciativa também prevê a inscrição dos alunos em torneios como os Jogos Escolares Brasileiros e os Jogos da Juventude. O programa é desenvolvido com recursos da Lei Pelé, totalizando aproximadamente R$12 milhões de reais investidos.

Destinada a jovens de 11 a 17 anos, a competição abrange 20 modalidades esportivas, como atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, natação e vôlei, entre outras. Com um calendário fixo de competições, as etapas pré-classificatórias percorrerão as cinco regiões administrativas do estado.