quinta, 23 de janeiro de 2025
quinta, 23 de janeiro de 2025
Cabo Frio
26°C
CARNAVAL 2025

Temporada de folia começa a partir desta sexta em Cabo Frio

Definição do cronograma de desfiles deve ser anunciada após reunião nos próximos dias

23 janeiro 2025 - 15h06Por Redação
Temporada de folia começa a partir desta sexta em Cabo Frio

Oficialmente o carnaval é só março. Mas a partir desta sexta-feira (24) o clima de festa já começa a tomar conta de Cabo Frio. A abertura da temporada de ensaios dos blocos de arrastão começa, oficialmente, com o tradicional (e mais antigo da cidade), o Parókia. Será a partir das 19h na Rua Jorge Lóssio, no Centro (esquina com o Corpo de Bombeiros)

– É com muita alegria que colocamos o pé no Carnaval 2025. Será uma temporada grande, com muitos ensaios para curtir o nosso bloco - disse a presidente Fernanda Carriço.

No domingo (26) é a vez do Discaralha. Com 22 anos de história do carnaval cabo-friense, a agremiação vai promover ensaio a partir das 18h na Praça da Bandeira. A união dos dois blocos também vai proporcionar o "Discarókia", junção das duas agremiações em dois ensaios que farão juntos na Jorge Lóssio, na casa do Parókia. Os ensaios em dupla estão previstos para os dias 7 e 28 de fevereiro.

Para quem já está começando a se programar para os dias oficiais de folia, o Bloco da Coruja anunciou que o desfile deste ano, na estação do Carnaval na Praia do Forte, será no dia 2 de março, com concentração a partir das 16h. O tradicional Bloco das Damas também já começa a entrar no clima de carnaval. Os desfiles deste ano estão confirmados para os dias 2 e 4 de março. O tema da fantasia deste ano será “Paquitas”.

Em conversa com a Folha, Joir Reis, presidente da Associação dos Blocos de Cabo Frio (ABACCAF) explicou que o cronograma de desfile dos blocos já está pronto, mas a dinâmica dos desfiles deve ser definida em uma reunião nos próximos dias com membros do governo.

– Ainda precisamos ouvir as exigências da Prefeitura, e dependendo do que for definido, alguns blocos podem desistir, horários podem ser alterados, assim como o local de concentração dos desfiles. Então é prematuro a gente divulgar o cronograma nesse momento sem essas últimas definições. O que eu posso confirmar é que já temos mais de 25 blocos no nosso planejamento de carnaval, temos a ideia de fazer estações na Praia do Forte, Palmeiras (kids), Peró e Tamoios, e daremos suporte para os blocos de todos os bairros da cidade - explicou Joir.

No último dia 15 cerca de 30 agremiações participaram da primeira assembleia geral de planejamento do carnaval 2025. A reunião aconteceu na Casa de Cultura José de Dome, no Centro de Cabo Frio, e contou com a presença do prefeito Serginho Azevedo, do secretário de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, o Carlão, e do secretário adjunto de Eventos, Weverton de Andrade. No encontro foi anunciada a criação de uma comissão dedicada a organizar a festa de Momo.

– O Carnaval de Cabo Frio será feito por várias mãos, com a participação de todas as secretarias municipais, além da Comsercaf, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, OAB, Liga das Escolas de Samba e a Associação dos Blocos de Cabo Frio (ABACCAF). A ideia é que o Carnaval seja pensado por vários aspectos e ângulos, guardando a visão cultural da maior festa popular do planeta - afirmou Carlão.

Na reunião também foram discutidos mais alguns detalhes do “Carnaval da Fé 2025”. A iniciativa é liderada pela Associação dos Blocos. O objetivo, segundo Joir, é combater a intolerância religiosa e promover a integração entre diferentes crenças.

– A ideia é combater a intolerância religiosa e desmistificar essa visão de que o Carnaval é uma festa profana. O Carnaval tem origem no entrudo, que era uma celebração cristã. O que estamos fazendo é resgatar esse lado da festa, que sempre foi sobre união e celebração da vida. Esperamos contribuir com a visibilidade das ações das diversas religiões que temos em Cabo Frio que, ao lado da família e da escola, são o tripé de sustentação do ser humano. A gente acredita que o Carnaval pode evidenciar atos de discriminação aos cultos e ações das religiões, por isso a ideia é contribuir para a formação de uma consciência de respeito à diversidade e amor ao próximo independente da sua crença - revelou o presidente da Associação.

Para isso, a proposta da ABACCAF para o "Carnaval da Fé" abrange diversas ações que se estenderão durante o pré-carnaval e o Carnaval, de janeiro a março de 2025. Além dos tradicionais desfiles e eventos nas já conhecidas Estações do Carnaval e nos bairros de Cabo Frio, a novidade será a presença de blocos religiosos e palestras sobre tolerância religiosa. O projeto também incluirá um grande culto ecumênico na abertura oficial do Carnaval, unindo diferentes religiões em uma mensagem de paz e respeito.