O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos tem atraído a visita de jovens e estudantes, que reconhecem o potencial educativo do mais novo espaço histórico-cultural de São Pedro da Aldeia. Dedicado à memória da atividade salineira na Região dos Lagos, o local conta com uma sala de vídeo, uma área de exibição de imagens da história universal do sal, uma sala de exposições diversas e o salão principal.
A secretária de Turismo, Cláudia Tinoco, destacou a colaboração do museu com as mais variadas instituições da região. “O Museu do Sal está a serviço do turismo e da preservação da memória salineira, portanto, estamos à disposição das escolas, instituições afins e, sobretudo, dos grupos de turistas. É importante que, para que essas visitas sejam mais proveitosas, haja um agendamento prévio pelo nosso e-mail, [email protected] “, disse.
Desde a sua inauguração, em 30 de maio, o Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos recebe grupos de turistas, instituições de ensino, ONGs e empresas. Na quinta-feira (20/07), o espaço recebeu a visita do Parlamento Juvenil da Câmara Municipal de Cabo Frio. Na ocasião, os jovens puderam aprender sobre a extração do sal e conhecer instrumentos e fotografias que contam a história salineira na região.
O coordenador do Parlamento Juvenil de Cabo Frio, Bid Terra, falou sobre a visita. “Conhecemos o Museu Regional do Sal e saímos encantados de lá. A prefeitura aldeense está de parabéns. Tenho certeza que já é um importante instrumento turístico, histórico e cultural para toda a nossa região”, finalizou.
As crianças e adolescentes do projeto Turma do Sítio (Fundação Santo Agostinho) também visitaram o Museu Regional do Sal e aprenderam sobre o modo de vida na sociedade salineira dos séculos XIX e XX, além de observarem fotos recuperadas que retratam os cenários da época.
Estudantes acadêmicos também recorrem ao museu para a realização de pesquisas. Liderados pela professora Kátia Mansur, os alunos do Departamento de Geologia da UFRJ estiveram no local para a observação da atividade salineira alinhada ao estudo da geologia.
O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos está localizado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do bairro Flexeira, e funciona de quinta a domingo, incluindo feriados, das 10h às 18h. As visitas mediadas acontecem às quintas e sextas-feiras, às 11h e às 15h, e aos sábados e domingos, às 15h. É necessário agendamento para visitação em grupo.