Às vésperas da chegada de 2025, o Ponto de Cultura Coletivo GRIOT, de Cabo Frio, vai lançar nesta segunda-feira (30), às 19h, no seu canal oficial no You Tube, um documentário sobre o projeto "Labalábá Òkun - Tambores para Iaiá a Beira-Mar", desenvolvido ao longo deste ano.
O projeto foi realizado por meio do edital "Conexôes Urbanas" (Edital de Chamada Emergencial n° 17/2023), do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e a Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, a partir da Lei Paulo Gustavo.
O audiovisual conta com fotos e vídeos captados pelo fotógrafo Ricardo Alvez, ao longo de todas as etapas do projeto, incluindo registros feitos durante o histórico cortejo afro realizado em junho no Canto da Praia do Forte, em Cabo Frio; o lançamento de uma cartilha de combate ao racismo, machismo e violência de gênero; e a oficina de percussão ministrada para os alunos da Escola Municipal Evaldo Salles, no Peró.
Exibido no formato de curtas, em três episódios, o documentário com a direção geral de Andreia Fernandes traz imagens de bastidores, das atividades oferecidas e depoimentos dos participantes, com tradução em Libras.
O Coletivo GRIOT de Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro-Brasileiras existe desde 2008 na Região dos Lagos, com sede em Cabo Frio, pesquisando, difundindo memórias e contemporaneidades, em ações comprometidas com o antirracismo, com o protagonismo, a identidade e visibilidade cultural afrocentradas.
Há pouco mais de um ano, o GRIOT foi reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, em virtude da suas atividades culturais, que contribuem para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos da cidadania e da diversidade cultural do Brasil. Em julho de 2024, o Coletivo foi reconhecido como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
O GRIOT desenvolve atividades de Jongo, Ciranda, Coco, Maracatu, dança afro contemporânea, de orixás, gestos, canto, percussão, de contação de história, culinária, exibição de filmes, literatura, palestras e outras ações.
Ficha Técnica:
Projeto “LABALÁBÁ ÒKUN - TAMBORES PARA IAIÁ À BEIRA-MAR”
Governo Federal - Ministério da Cultura
Governo do Estado do Rio de Janeiro - Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro
Lei Paulo Gustavo - Edital de Chamada Emergencial “Conexões Urbanas”
Criação : Ponto de Cultura Coletivo GRIOT Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro-brasileiras
Apoio:
Roxa Flor Abayomi GRIOT
Afoxé Fiderioman
Ateliê Fiderioman
Serviço:
Lançamento do audiovisual do projeto “LABALÁBÁ ÒKUN - TAMBORES PARA IAIÁ À BEIRA-MAR”
Dia 30 de Dezembro de 2024 às 19h | Canal oficial do Ponto de Cultura Coletivo GRIOT, no You Tube (@GRIOTPESQUISADIFUSAOEMEMOR4690)
Fotografia e filmagem: Ricardo Alvez
Direção geral: Andréia Fernandes
Produtora executiva, responsável técnica e por ações de acessibilidade: Marcia Fonseca
Tradução em Libras: Márcia Vieira
Auxiliar de acessibilidade: Guilherme Porto
Auxiliar de Produção: Luiza Giron
Outras informações pelos perfis no Instagram do GRIOT (@griot_cabofrio) e do Labalábá Òkun (@labalaba_okun_griot).