quarta, 15 de janeiro de 2025
quarta, 15 de janeiro de 2025
Cabo Frio
22°C
Cultura

Meri Damaceno lança 'Cabistezas' em Cabo Frio nesta quinta (10)

Encontro será no Palácio das Águias, na Rua Érico Coelho, com direito a pocket show com Ivo Vargas e Leo Dioli

07 agosto 2023 - 13h30Por Redação
Meri Damaceno lança 'Cabistezas' em Cabo Frio nesta quinta (10)

O livro “Cabistezas — causos do Arraial”, de Meri Damaceno, será lançado em Cabo Frio nesta quinta-feira (10). O encontro acontece a partir das 19h, no Palácio das Águias (Rua Érico Coelho 72, Centro). Haverá bate-papo e sessão de autógrafos com a autora. E mais: pocket show com Ivo Vargas e Leo Dioli. 

'Álbum de família de uma cidade inteira'

Há 20 anos, "Cabistezas — causos do Arraial” nascia de cuidadosa pesquisa empreendida pela memorialista Meri Damaceno, que passou meses à procura das histórias, lendas, personagens, linguajar típico e particularidades presentes no imaginário coletivo da cidade, outrora pequena vila de pescadores da Região dos Lagos e emancipada de Cabo Frio desde 1985. Agora, o livro ganha novas cores, formas e traçados em reedição assinada pela Sophia Editora. 

Se constam nesta obra registros sempre temperados com bom humor sobre bruxas, lobisomens e procissões fantasmagóricas — além de histórias sobre figuras impagáveis, como Come-brasas, Fernandinho, Bôco, Bau e Tái, entre muitos outros —, é porque, parafraseando o personagem Chicó, de Ariano Suassuna, “só se sabe que foi assim”. “Cabistezas”, mais que livro, é um documento, certidão de nascimento, registro de identidade — um álbum de família de uma cidade inteira. 

Escreve o pesquisador Leandro Miranda no prefácio: "Quando li o 'Cabistezas' pela primeira vez, fiquei fascinado ao encontrar histórias e causos sobre o Cabo antigo, que vinham se perdendo ao longo do tempo. Eles foram resgatados com maestria por Meri, em um trabalho fantástico de pesquisa e entrevistas com os antigos cabistas. É importante lembrar que suas buscas foram feitas em uma época em que não havia as facilidades da internet, o que valoriza ainda mais seu trabalho de memorialista. Ela saía com seu gravador de fita K7 atrás de rendeiras, pescadores e figuras históricas do nosso Arraial, sempre atrás de um bom causo. Assim foi construindo 'Cabistezas', como uma rendeira hábil e paciente vai trançando seus bilros."

Obra tem dedicatória a Ercília Carriço, filha de Victorino Carriço

Logo depois que Meri Damaceno escreveu seu primeiro livro, “Cabofrianças — causos resgatados” (1999), ouvia todos os dias de Ercília Carriço um pedido insistente para que produzisse também uma obra dedicada a Arraial do Cabo. Não era para menos: Ercília, filha do poeta Victorino Carriço, sempre foi uma dedicada defensora do legado do artista, autor dos hinos de Arraial e Cabo Frio, entre muitos outros. Meri atendeu o pedido da amiga. “Ercília me perturbou tanto, que falei: “Tá bom! Vou fazer esse livro”.  

Nasceu assim, em 2003, “Cabistezas — causos do Arraial”. Nesta reedição pela Sophia, Meri dedica a obra a Ercília, que, em 2019, nos deixou órfãos de sua sabedoria. A reedição de “Cabistezas” também resgata um texto publicado por Ercília em sua coluna semanal, chamada “A filha do poeta”, na edição de 27 de junho de 2015 do jornal Folha dos Lagos. Ela detalhou as tradições seculares da pescaria no Cabo, como a organização das canoas em cada praia e o ofício do vigia, responsável por identificar o movimento dos cardumes — a olho nu e do alto do morro — e avisar aos pescadores com um gesto de mãos correspondente para cada espécie de peixe. “É a arte da pescaria, que, além de alimentar famílias inteiras, encanta quem a observa”, escreveu Ercília.

CARACTERÍSTICAS TIPO brochura FORMATO 16X23 PÁGINAS 294 PREÇO R$ 85 ISBN  978-65-88609-26-2