quarta, 08 de janeiro de 2025
quarta, 08 de janeiro de 2025
Cabo Frio
23°C
Cultura

Livro revela detalhes da história de Arraial do Cabo e da fábrica da baleia

"Histórias do Arraial e a fábrica da baleia", de Leandro Miranda, será lançado no início de 2024

22 janeiro 2024 - 10h16Por Redação
Livro revela detalhes da história de Arraial do Cabo e da fábrica da baleia

Após a repercussão de “K-36 – o zeppelin que caiu no Cabo”, Leandro Miranda esticou sua rede de pesquisas para encontrar outros preciosos detalhes, curiosidades e fatos sobre Arraial do Cabo, a partir de documentos
raros e conversas com antigos moradores.

Essa extensa pesquisa está disponibilizada em “Histórias do Arraial e a fábrica da baleia”, que está em pré-venda no site da editora Sophia.

O livro será lançado no início de 2024.Ele traça a história de Arraial à luz de suas etapas de desenvolvimento,
transições políticas e cenário cultural, culminando no curioso caso de instalação da fábrica japonesa Taiyo, nos anos 1960, no bairro que seria, não por acaso, batizado como Baleia.

Escreve Luciano Simas em texto de orelha do livro:

"'Na África, cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima.' A frase, atribuída ao poeta malinês Amadou Hampâté Bâ, mostra a relação que os griots (anciões contadores de histórias) têm com a preservação da história local e a dificuldade em mantê-la viva em comunidades em que a escrita é pouco usual. Ela me remete a esta nova obra de Leandro Miranda, que segue o trabalho de pesquisa e registro do autor iniciado em K-36 – o zeppelin que caiu no Cabo, cujo prefácio tive a honra de escrever. Leandro materializa a história de nossa querida cidade, principalmente temas que são passados por gerações apenas através da tradição oral. Nestas páginas, o pesquisador remonta os acontecimentos da virada da década de 1950 para 1960, a chamada“era de ouro”, e a luta do então 4º distrito de Cabo Frio para alcançar a tão sonhada emancipação, revisitando com isenção as primeiras e mais disputadas eleições do então recém-criado município de Arraial do Cabo. Por fim, Leandro fornece um importante – e inédito – registro sobre a abertura e funcionamento da fábrica da baleia."