quarta, 04 de dezembro de 2024
quarta, 04 de dezembro de 2024
Cabo Frio
23°C
Cultura

Igor Ravasco lança livro de poemas nesta terça-feira (15), em Arraial do Cabo

Publicado pela Sophia, "Arraiada" transita entre o português e o castelhano

14 outubro 2024 - 09h30Por Redação
Igor Ravasco lança livro de poemas nesta terça-feira (15), em Arraial do Cabo

O escritor Igor Ravasco lançará seu primeiro livro de poemas, “Arraiada”, nesta terça-feira (15). Será no Centro Cultural e Educacional Manoel Camargo, em Arraial do Cabo, a partir das 18h. O encontro é aberto ao público. Com 72 páginas, a obra foi publicada pela Sophia Editora. 

Sobre a obra -  Arraiada é a primeira luz da manhã; aurora; alvorada. Na obra de Igor Ravasco, a palavra ganha outros significados, derivados, à primeira vista, das inspirações ensolaradas por Arraial do Cabo, paraíso de mar cristalino, forte tradição pesqueira e um linguajar todo próprio.  

Mas não é apenas o litoral do Rio de Janeiro que ilumina a poesia do autor. Igor Ravasco, carioca radicado na Região dos Lagos desde os três anos, passou 25 na Argentina. Sua produção poética transita entre Arraial e Buenos Aires, o português e o castelhano. Ou seja, os poemas surgem a partir das andanças entre idiomas e cenários, das reflexões atemporais e da contemplação de um poeta inquieto. “não há poema / que dê conta de um nascer do sol / e eu que não sou poeta, / que não sou astrônomo, / que não sou fotógrafo / e desconheço as medidas do metrônomo, / apenas observo”, ele escreve no poema que leva o nome do livro – sua primeira publicação.  

Orgânica por natureza, a poesia de Ravasco carrega algo de delicado e de urgente, como os raios de sol que passam pela fresta da janela e anunciam a chegada de um novo dia. A leveza – muitas vezes cortante – faz brilhar a singularidade dos seus versos. E, ciente de que achou sua voz poética, Igor faz do sobrenome um verbo, sua assinatura de artista ao rascunhar imagens com suavidade e coragem.

Assim ele encontra lugar na produção literária contemporânea: “Escrevi como quem peca / como Igor sem ser russo / quando o bigode era só um buço / escrevi sem medo do fiasco / escrevi como eu mesmo / Ravasco”.


Serviço:
Lançamento de “Arraiada”
Centro Cultural e Educacional Manoel Camargo
 Avenida da Liberdade, s/nº
15/10/2024, terça-feira