O Ponto de Cultura Coletivo GRIOT irá lançar uma cartilha de combate ao racismo, ao machismo e à violência de gênero, neste sábado (22), às 16h, na Casa de Cultura José de Dome – Charitas, em Cabo Frio. Essa é a segunda atividade referente ao projeto "Labalábá Òkun - Tambores para Iaiá à Beira-Mar", selecionado no edital "Conexôes Urbanas" (Edital de Chamada Emergencial n° 17/2023), do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e a Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Paulo Gustavo.
Durante o encontro, serão realizadas uma palestra e uma roda de conversa sobre o tema da cartilha e questões relacionadas ao acesso aos direitos básicos, como a acessibilidade, e à cultura, com mediação da professora e fundadora do Ponto de Cultura Coletivo GRIOT, Márcia Fonseca. Após o bate-papo, haverá uma apresentação de dança e percussão afro para a “rainha do tambor” Oyá e sua corte “Labalábá Òkun”, com a participação do grupo Tambor de Iaiá, mantido pelo GRIOT, e dos agentes culturais que participaram das oficinas do coletivo. A programação é gratuita.
A atividade inicial, realizada no último dia 26 de maio, foi um cortejo de bloco afro realizado no Canto da Praia do Forte, na presença de um expressivo público formado por moradores e turistas que, no horário do pôr do sol, puderam assistir aos toques e passos característicos de diversas manifestações como Jongo; Afoxé; Ijexá; Maracatu de baque virado e Ciranda de Pernambuco. O cortejo foi uma celebração à Oyá, orixá do panteão Iorubá.
Ficha Técnica:
Projeto “LABALÁBÁ ÒKUN - TAMBORES PARA IAIÁ À BEIRA-MAR”
Governo Federal - Ministério da Cultura
Governo do Estado do Rio de Janeiro - Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro
Lei Paulo Gustavo - Edital de Chamada Emergencial “Conexões Urbanas”
Criação : Ponto de Cultura Coletivo GRIOT Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro-brasileiras
Apoio:
Roxa Flor Abayomi GRIOT
Afoxé Fiderioman
Ateliê Fiderioman
Serviço:
Lançamento de cartilha contra racismo, machismo e violência de gênero, com palestra, roda de conversa e apresentação do GRIOT
Dia 22 de Junho de 2024 às 16h | Casa de Cultura José de Dome – Charitas
Endereço: Av. Teixeira e Souza, 855 – Centro, Cabo Frio
Convidados (es):
Theo Silveira - é pessoa trans, não binárie; Coordenador do Centro de Cidadania LGBTQIA+; Fundador do Grupo Arraial Free.
DJ Nanda Machado - É mulher, negra, lésbica de favela e de axé; Presidenta estadual da Unegro, Secretária Nacional LGBTQIA+ da Unegro.
Nilzete de Oliveira - Secretária Executiva no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Cabo Frio.
25º Batalhão de Polícia Militar de Cabo Frio - Patrulha Maria da Penha
Toda a programação é GRATUITA! Fique por dentro de tudo acessando nosso perfil @labalaba_okun_griot