Acontece neste sábado (28), no Largo de São Benedito, na Passagem, a 9ª edição da Feira Literária Cabo-friense, a FLIC Cabo Frio. Organizado pelo Coletivo Cultural Flores Literárias e coordenado pela escritora Jaqueline Brum, o início das atividades será às 10h e o encerramento às 20h. Este ano o evento tem parceria com o projeto “Arte na Praça”, e traz o tema “É tempo de brincar”, promovendo um espaço especial para todas as idades.
A primeira edição da FLIC foi em 2016. Segundo Jaqueline, a ideia surgiu da necessidade de movimentar a cena literária cabo-friense, além de promover a popularização da literatura.
– Cabo Frio é uma cidade histórica, terra de Teixeira e Sousa, o primeiro romancista brasileiro, e merece uma grande Festa Literária - defendeu a escritora.
Mas, ao longo desses anos, muita coisa mudou na organização da feira. Segundo Jaqueline, a maior conquista foi a antologia poética, um livro coletivo que este ano bateu recorde de inscrições: são mais de 50 coautores.
– A expectativa para esta edição é altíssima. Estamos animadas para ver a diversidade de vozes e histórias que serão compartilhadas, além das discussões enriquecedoras que sempre surgem. Esperamos atrair um público apaixonado por literatura e proporcionar um espaço de troca de ideias, onde autores e leitores possam se conectar de maneira significativa. Também estamos ansiosos com o local: o Largo São Benedito, considerado o berço da cultura cabo-friense - revelou Jaqueline, que fará a abertura da feira às 10h junto com o projeto de musicalização infantil Tia Débora Musical.
Às 10h40 acontece sessão de desenhos infantis com lançamento da animação “O Reino das Palavras Encantadas” e exibição do desenho “O dinossauro Ben”. Às 11h20 tem diversão com o projeto Fábrica de Música.
As atividades continuam na hora do almoço: das 12h às 14h acontece o Piquenique Literário, onde o público terá microfone aberto para declamações e apresentações artísticas. Logo em seguida terá contação de histórias com a escritora Rosana Andréia. Às 15h o Clube do Livro da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (Alacaf) vai promover painel literário com debate sobre a obra infantil de Vinícius de Moraes.
Para quem gosta de música, às 16h tem Coral Despertar - Alegria de Viver. Serão 30 minutos de apresentação, seguida de declamações e apresentações artísticas abertas à participação do público presente. Na programação também terá o lançamento da 8ª Antologia Poética das Flores Literárias, que acontece às 17h, e às 18h tem a entrega do Troféu Flores Literárias, seguida de Baile das Flores.
Durante todo o evento, a feira de livros estará funcionando com a presença de mais de 20 autores. Também haverá exposição de artes plásticas com pintores e artistas da região, além de oficinas de cerâmica com exposição de ceramistas e suas obras.