quarta, 04 de dezembro de 2024
quarta, 04 de dezembro de 2024
Cabo Frio
23°C
CULTURA

Documentário "Sons do Cabo Frio" volta ao Charitas para novas apresentações neste mês

Após estreia no dia 3, o documentário terá novas exibições nos dias 17 e 31 de outubro, sempre às 19h, com a presença de DJ antes e depois da sessão

14 outubro 2024 - 18h19Por Redação
Documentário "Sons do Cabo Frio" volta ao Charitas para novas apresentações neste mês

Cabo Frio, com toda sua rica história musical, ganha destaque no documentário “Sons do Cabo Frio”, uma obra que traz à tona o talento e as vivências dos músicos locais no cenário pós-pandêmico. Dirigido por Rafael Turrini Bittar, o filme foi produzido em 2021, mas ganhou uma nova versão neste ano de 2024, com legendas e intérpretes de Libras para garantir acessibilidade. Esse novo trabalho, que já foi exibido ao público nos das 3 e 17, retornará ao Charitas no próximo dia 31, às 19h. Antes e após a exibição, o público poderá curtir a apresentação de DJs.

– O objetivo desse documentário é fomentar a circulação do audiovisual em Cabo Frio e, ao mesmo tempo, transmitir fatos musicais de extrema importância para a nossa cultura - explicou Rafael Turrini, diretor da obra e responsável por conduzir toda a produção. Segundo ele, o filme explora não só as influências musicais da cidade, mas também como Cabo Frio inspira tantas composições através de suas belezas naturais.

A produção de 2021 foi possível graças à Lei Aldir Blanc. Mas, agora em 2024, o documentário recebeu o apoio da Lei Paulo Gustavo e será exibido em alta definição. O projeto é uma realização conjunta da Prefeitura de Cabo Frio, Secretaria Municipal de Cultura, Governo Federal e Ministério da Cultura. Para Rafael, a maior importância dessa obra está em “valorizar a veiculação e o acesso à nossa história e cultura regional”, além de destacar a luta e o talento dos músicos locais.

O documentário conta com a participação de grandes nomes da música cabo-friense, como Azul, David Baeta, Diego Mattos, Dudu Braga, Fábio Emece, Léo Dioli, Luciana Branco, Márcio Malagueta, Renan Veiga, Taz Mureb, Ulisses Rabelo e Victor Bezerro. 

– Esses músicos representam a riqueza cultural da nossa cidade e trazem suas experiências e influências musicais para dentro da tela, numa narrativa emocionante - comentou o diretor.

Com roteiro, filmagem, edição e finalização de Klaus Mello e Renan Veiga, “Sons do Cabo Frio” promete uma experiência única para quem deseja conhecer mais sobre o cenário musical da região. Além das apresentações de outubro, o documentário destaca a força de uma cena que continua a florescer, mesmo após os desafios enfrentados pela pandemia.