O Coletivo GRIOT de Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro-brasileiras promove, nesta quinta-feira (27), às 19h, uma oficina gratuita de dança afro, em Cabo Frio.
A mobilização, que faz parte da Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo, da agenda do Instituto Marielle Franco, terá uma vivência de coco de roda, maracatu de baque virado e movimentação básica do afoxé.
As inscrições e outras informações são pelo link https://tr.ee/y4cU4YDmSd. Não é preciso ter experiência para participar.
No último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o GRIOT promoveu uma oficina de tambores, também dentro da Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo.
O Coletivo GRIOT de Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro-Brasileiras existe desde 2008 na Região dos Lagos, com sede em Cabo Frio, pesquisando, difundindo memórias e contemporaneidades, em ações comprometidas com o antirracismo, com o protagonismo, a identidade e visibilidade cultural afrocentradas.
Há pouco mais de um ano, o GRIOT foi reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, em virtude da suas atividades culturais, que contribuem para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos da cidadania e da diversidade cultural do Brasil. Em julho de 2024, o Coletivo foi reconhecido como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
O GRIOT desenvolve atividades de Jongo, Ciranda, Coco, Maracatu, dança afro contemporânea, de orixás, gestos, canto, percussão, de contação de história, culinária, exibição de filmes, literatura, palestras e outras ações.