sexta, 08 de novembro de 2024
sexta, 08 de novembro de 2024
Cabo Frio
23°C
CULTURA

Cabo Frio anuncia "Carnaval da Fé 2025" com foco no combate à intolerância religiosa

Projeto liderado pela ABACCAF busca promover o respeito à diversidade religiosa e resgatar a origem cristã do Carnaval

07 novembro 2024 - 17h30Por Cristiane Zotich
Cabo Frio anuncia "Carnaval da Fé 2025" com foco no combate à intolerância religiosa

O Carnaval de Cabo Frio em 2025 terá um tema de grande relevância social: o "Carnaval da Fé". A iniciativa é liderada pela Associação dos Blocos de Cabo Frio (ABACCAF), através do presidente, Joir Reis, que em conversa com a equipe da Folha disse que o objetivo é combater a intolerância religiosa e promover a integração entre diferentes crenças no espírito de respeito e amor ao próximo. Por isso, o "Carnaval da Fé 2025" não será apenas uma celebração de rua como as de anos anteriores. Segundo Joir, o tema foi escolhido em resposta ao aumento de casos de intolerância religiosa no Brasil.

– A ideia é combater a intolerância religiosa e desmistificar essa visão de que o Carnaval é uma festa profana. O Carnaval tem origem no entrudo, que era uma celebração cristã. O que estamos fazendo é resgatar esse lado da festa, que sempre foi sobre união e celebração da vida - afirma.

O projeto visa evidenciar o papel das religiões na formação do ser humano, promovendo ações que destaquem o respeito e o amor ao próximo, independentemente da crença. Por isso, a expectativa de Joir é de que o Carnaval possa ser uma plataforma para a conscientização, “onde as pessoas entendam que o respeito às religiões e às diferenças é fundamental para uma convivência harmônica".

– Esperamos contribuir com a visibilidade das ações das diversas religiões que temos em Cabo Frio que, ao lado da família e da escola, são o tripé de sustentação do ser humano. A gente acredita que o Carnaval pode evidenciar atos de discriminação aos cultos e ações das religiões, por isso a ideia é contribuir para a formação de uma consciência de respeito à diversidade e amor ao próximo independente da sua crença - revelou o presidente da Associação.

Para isso, a proposta da ABACCAF para o "Carnaval da Fé" abrange diversas ações que se estenderão durante o pré-carnaval e o Carnaval, de janeiro a março de 2025. Além dos tradicionais desfiles e eventos nas já conhecidas Estações do Carnaval e nos bairros de Cabo Frio, a novidade será a presença de blocos religiosos e palestras sobre tolerância religiosa. O projeto também incluirá um grande culto ecumênico na abertura oficial do Carnaval, unindo diferentes religiões em uma mensagem de paz e respeito.

– Estamos no início dos trabalhos, fazendo convites para as lideranças religiosas da cidade. Queremos criar um planejamento participativo, onde as lideranças possam opinar e decidir sobre as ações - explica Joir, que espera contar com a participação de todas as religiões de Cabo Frio. "Já tivemos participações de entidades religiosas no nosso Carnaval antes, mas dessa vez queremos que todas as religiões possam se sentir representadas e livres para se manifestar. É uma chance de mostrar que o Carnaval vai muito além da festa da carne. Queremos fortalecer o respeito mútuo", destaca Joir.

Além das lideranças religiosas, o projeto também convida empresas, comércios, o trade turístico e membros da sociedade civil organizada a se engajarem no planejamento e execução das atividades. "A colaboração de todos será fundamental para o sucesso do projeto. Quem quiser participar pode nos procurar pelas redes sociais da ABACCAF (@abaccafoficial) ou pelo WhatsApp (22) 99218-8718", informou.