Podcast Mocir Cabral estreia nesta terça (12)
Fundador da Folha dos Lagos e este ano comemorando 50 anos de imprensa, o jornalista Moacir Cabral lança nesta terça-feira (12) o seu podcast. Será ao meio-dia, com produção da Cabo Frio TV e transmissão para 16 cidades fluminenses. Também no Facebook, Instagram e YouTube. O canal se propõe a oferecer entrevistas com convidados especializados em diferentes áreas. Com a leveza do bate-papo, o propósito é explorar as experiências e opiniões de cada convidado, mas sem perder o vicio de produzir fatos relevantes.
SINAL AMARELO - Contribuindo com a campanha do Setembro Amarelo, de combate ao suicídio, o podcast do Cabral traz neste primeiro episódio o convidado Nathan Barbosa, psicólogo e pós graduado em teoria psicanalítica.
Na pauta da conversa, abordagens sobre os números da depressão e do suicídio no país, os fatores que contribuem para os transtornos e, especificamente, questionamentos sobre políticas públicas de atendimento a quem precisa. Além, claro, dos naturais desdobramentos a partir desta pre-pauta.
POLÍTICA | O segundo episódio do podcast, terça-feira que vem, também ao meio-dia, terá como gancho uma frase de sempre que diz "A Política como ela é", inspirada nas crônicas diárias "A vida como ela é", de Nelson Rodrigues, no jornal A Última Hora nos anos 1950 e início dos anos 60. Para este bate-papo foi convidado o professor e escritor Paulo Cotias, que também assina coluna semanal na Folha dos Lagos. O podcast MOACIR CABRAL tem entre os patrocinadores o Instituto EcoVida, Ecomix Gestão Ambiental, Shopping Canal, CDL Cabo Frio e Barbearia Boulevard.
CALORÃO
Se o termômetro do chamado Trevo de São Cristóvão, no cruzamento da Avenida Teixeira e Souza com a rua Manoel Antunes, estivesse certo, sem dúvida, os moradores daquele bairro estariam torrados. Às primeiras horas da manhã já marca 38 graus.
POLUIÇÃO
O comércio lojista de Cabo Frio está, ao que parece, com imenso desejo de provocar a fiscalização da secretaria do Meio Ambiente. Instrumento típico de comércio com baixa performance, lançam mãos dos aparelhos de som para anunciar produtos e serviços.
Nada demais, não fosse o alto volume das chamadas "caixas de abelha".
MAS...
Pensando bem, existe coisa pior. Ou existiu no verão passado. Era aquele avião cor de rosa (?) pra lá e pra sobre as nossas cabeças anunciando um parque dɛ diversão, ou circo...
Difícil saber, porque mal se ouvia. Falavam só para os quero-quero e vultures (urubus mesmo).
REFORMA
O sistema eleitoral brasileiro passará por novas alterações para as eleições municipais do ano que vem, na chamada minirreforma eleitoral. A Câmara dos Deputados prevê a votação de dois projetos de lei ainda nesta semana, mais precisamente nesta quarta-feira (13). A informação é do deputado federal Rubens Júnior (PT-MA), relator das medidas em um grupo de trabalho criado para consolidar as propostas mais consensuais.
REFORMA 2
“O nosso sistema eleitoral é bom, precisa de pequenos ajustes. Esse foi o objetivo que nos debruçamos nesse trabalho”, disse Júnior, em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira (11), um pouco antes de se reunir com o grupo de trabalho para consolidar as propostas.
Para ter validade nas eleições municipais, que ocorrerão em 2024, a minirreforma precisa estar aprovada até 6 de outubro, tanto na Câmara quanto no Senado, além de sancionada pelo presidente da República. Se passar no plenário da Câmara esta semana, o Senado ainda terá cerca de três semanas para concluir a tramitação.
TELETIPO
// Os empresários do Boulevard Canal, em Cabo Frio, serão recebidos nesta terça-feira (13) pela prefeita Magdala Furtado.
// Será às 15h e, com eles, uma série de reivindicações de manutenção e revitalização.
// Já existe uma verba de pouco mais de R$ 300 mil para algumas intervenções.
// Se o feriadão da Independência foi bom, a expectativa do comércio e hotelaria da região é das melhores para o próximo fim de semana prolongado.
// Será o feriadão da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
NO MAIS
" O sábio procura a ausência de dor, e não o prazer.
(Aristóteles)