quinta, 21 de novembro de 2024
quinta, 21 de novembro de 2024
Cabo Frio
24°C
Coluna

Azedou o Prêmio Teixeira e Sousa

06 novembro 2024 - 21h51

Em meio a polêmicas e controvérsias, o edital literário Prêmio Teixeira e Sousa foi temporariamente suspenso pelo secretário da pasta devido às reclamações de participantes quanto aos critérios de avaliação e concorrência dos participantes inscritos na ação afirmativa. O edital, no entanto, já está atrasado, pois a Semana Teixeira e Sousa está oficializada no calendário municipal durante o mês de março. Este ano, por algum motivo, o setor de editais da secretaria de cultura não conseguiu cumprir os prazos estipulados para o concurso. Quanto a isso, nada de novo! Não me espanta que o secretário Márcio Sampaio esteja envolvido em algo que não conseguiu fazer dar certo, mas não me alongarei por este caminho. 

No item 5 do edital é possível acompanhar como será feita a avaliação. Tanto o público geral quanto os optantes de ação afirmativa. O documento também relata que será feita a avaliação de forma cega, ou seja, sem o conhecimento dos respectivos participantes. O item 5.3 estabelece peso 2 para os critérios de avaliação a), b) e c), consequentemente multiplicando esses critérios duas vezes. Isso deixa óbvio que as notas dos participantes inscritos na ação afirmativa poderiam ultrapassar a máxima de 100 pontos. O edital não está errado: está mal formulado e confuso, não oferecendo as informações necessárias e pertinentes para sanar essas questões e evitar o imbróglio que está acontecendo. 

Há de se entender que a secretaria quis estabelecer uma ação de inclusão dentro do método de avaliação, mas não foi bem-sucedida. Realmente, é relevante, importante e democrático para os demais artistas, que têm sim dificuldades para exercer a atividade da escrita e mesmo assim perseveram, que haja promoção do acesso aos editais. E os demais artistas, que se sentiram lesados pela perda, deveriam se perguntar quanto ao mérito e capacidade que esses indivíduos possam colaborar para a formação e o deslocamento do concurso no que tange às oportunidades que todo ano vinham sendo apenas para uma parcela já reconhecida no meio artístico da cidade e que não enfrentam as mesmas dificuldades de quem luta de maneira desproporcional para praticar o ofício da escrita. 

Então, meus queridos artistas e escritores, arrefeçamos os ânimos e aceitemos a derrota e venhamos a dar boas-vindas aos novos escritores.